quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A DETERMINAÇÃO DO PLANETA REGENTE DO ANO

A DETERMINAÇÃO DO PLANETA REGENTE DO ANO

Essa determinação, segundo a tradição astrológica, tem como base um ciclo de 36 anos. A cada ciclo de 36 anos é atribuída uma regência planetária ( Regente do Ciclo). Dentro desse ciclo existem ciclos menores anuais, que também possuem seus respectivos regentes (Regente do Ano)
Na atribuição dessas regências, são considerados apenas os planetas antigos: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

REGENTE DO CICLO

A Regência do Ciclo é atribuída de acordo com a seguinte ordem: Saturno, Vênus, Júpiter, Mercúrio, Marte, Lua e Sol. Após o que se inicia novamente por Saturno.

Credita-se ao ano: 1 a 36 a regência de Saturno; 37 a 72 a regência de Vênus; de 73 a 108 a regência de Júpiter; de 109 a 144 a regência de Mercúrio; de 145 a 180 a regência de Marte; de 181 a 216 a regência da Lua e de 217 a 252 a regência do Sol.
Nessa sequência de ciclos, começamos novamente por Saturno repetindo sucessivamente as mesmas regências na ordem indicada.
Atualmente estamos num Ciclo que se iniciou em 1981 e vai até 2016, regido pelo Sol. O próximo Ciclo que se inicia em 2017 e vai até 2052, será regido por Saturno, o seguinte por Vênus e assim por diante.

REGENTE DO ANO

O ano astrológico tem seu início com o ingresso do Sol no signo de Áries no dia 20 de Março (ou 21, dependendo da entrada do Sol nesse signo). É nesse momento que o planeta regente do ano passa a sê-lo de fato. Os dias que antecedem o dia 20 de Março pertencem ainda ao regente anterior.
O Primeiro ano de cada ciclo maior é governado pelo Regente do Ciclo. Em seguida, cada ano tem seu próprio regente. A ordem de regência dos planetas é a mesma observada em tratados cabalísticos e textos de astrólogos medievais que consideram o "horário planetário", numa sequência que se inicia pelo planeta mais lento e termina no mais rápido.  A sequência é a seguinte: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua.
Exemplo: Em 1981 iniciou-se o Grande Ciclo do Sol, sendo esse planeta também o regente daquele ano. A partir daí define-se os regentes dos anos subsequentes: 1982/Vênus; 1983/Mercúrio; 1984/Lua; 1985/Saturno; 1986/Júpiter; 1987/Marte; 1988/Sol.

Como o próprio nome sugere, a influência do Planeta Regente do Ciclo se estende através de todo ciclo (36 anos), enquanto que a influência do Planeta Regente do Ano atua somente durante aquele ano específico. Temos então, segundo essa teoria, a influência do Planeta Regente do Ano, conjugada à influência do Planeta Regente do Ciclo maior de 36 anos.

Na interpretação do Regente do Ano, devemos analisar de que forma o Mapa do Ingresso Solar ativa nosso Mapa Natal.
Não basta como se pode supor, verificar somente as condições do planeta regente do ano naquele momento e sim o mapa como um todo e a superposição deste mapa com o mapa a ser analisado.
Vamos observar, por exemplo, que aspectos existem na mapa de Ingresso Solar e como eles se relacionam com o mapa em questão: São fluentes ou desafiadores? Que áreas estão sendo ativadas por este planetas em ambos os mapas. Quais os inter-relacionamentos que podem existir entre essas áreas do mapa de ingresso e o radical, etc.

FONTE:  Vivian Colonese

Nenhum comentário:

Postar um comentário