quinta-feira, 10 de julho de 2014

NÓDULOS LUNARES - ASTROLOGIA DA REENCARNAÇÃO

NÓDULOS LUNARES – ASTROLOGIA DA REENCARNAÇÃO

Os Nódulos Lunares revelam a trilha de desenvolvimento da alma na vida atual, enquanto que o resto da carta natal adiciona informações como a pessoa está percorrendo essa jornada.
É através dos Nódulos Lunares que a astrologia ocidental se capacita a relacionar essa ciência divina como conceito hindu de reencarnação.
Os Nódulos Lunares representam a relação de causa e efeito através da qual a pessoa dirige sua vida; eles são a diferença entre a astrologia comum e a astrologia espiritual.
Aqui nós encontramos os primeiros indicadores do porquê do resto da carta estar se manifestando da forma como está; a personalidade e a vida do indivíduo tem efetivamente muito pouco sentido se vistos fora de um contexto mais amplo. Os Nódulos Lunares colocam o indivíduo em seu caminho cósmico ao mesmo tempo em que definem as lições cármicas que ele escolheu para receber nesta vida. Então, as suas provações e problemas começam a fazer um novo sentido, quando vistos como capítulos correlacionados dentro da história de contínuo crescimento da alma.
A pessoa nunca está à parte do mundo, mas, ao contrário, é sempre uma importante parte da evolução do mundo. Tudo o que ela pensa e faz é, em última instância, uma contribuição cármica ao desenvolvimento de sua alma que, por sua vez, atingindo o nirvana, contribui para o mundo que ela ajudou a criar.
Sempre o homem quer saber o por quê. E ele sempre volta à  idéia de causa e efeito como resposta às suas questões. A posição dos Nódulos Lunares liga o homem ao seu passado e indica o caminho do seu futuro (o futuro do agora). Quando o homem consegue estabelecer firmemente as raízes de seu passado ele começa a experimentar uma linha de continuidade que o deixa mais seguro para caminhar rumo ao presente/futuro.
Os Nódulos são como pólos magnéticos da alma, um vindo do passado e o outro caminhando para o agora/futuro. O processo a que chamamos vida mescla esses dois extremos de forma a permitir a felicidade do indivíduo, já que a presente encarnação é um símbolo de sua transição do passado ao futuro.

O NÓDULO SUL OU A CAUDA DO DRAGÃO
O Nódulo Sul simboliza o passado do homem. Veja: NÃO É APENAS O SÍMBOLO DE UMA ENCARNAÇÃO PASSADA; é antes, uma combinação de eventos, idéias, atitudes e pensamentos de todas as encarnações anteriores cujos efeitos acumulados e não resolvidos deram origem à vida atual.
Os padrões de comportamento mais profundamente arraigados do indivíduo se encontram aqui como resultado de centenas ou milhares de anos de trabalho sobre si mesmo. O indivíduo médio pouco pode fazer em sua vida atual para alterar significativamente o balanceamento de tantos anos de treinos e hábitos; por essa razão, as pessoas tendem a permanecer em seu Nódulo Sul como no seio de uma confortável família. Na verdade o seu passado que é, inconscientemente, bastante familiar. A casa que elas constroem para si mesmas nesta vida podem somente apoiar-se sobre as fundações que elas já construíram em outras vidas.
Para alguns o Nódulo Sul pode ser limitador, enquanto para os outros, cujas fundações no passado são firmes e amplas, este Nódulo pode ser exatamente o motivo que traz à vida atual a fruição da realização. Isso significa que os seus pensamentos, ações e posicionamentos são a base concreta que pode facilitar ou dificultar seus passos, de acordo com o seu registro cármico.
O ponto potencialmente mais fraco de qualquer carta natal é o Nódulo Sul, já que ele representa as pegadas que deixamos atrás de nós. A despeito de qual caminho tenhamos escolhido para a vida atual, este Nódulo Lunar sempre no apresenta resíduos cármicos que ainda restam. De alguma forma, os caminhos que percorremos estão aí simbolizando os hábitos de vidas passadas e, para muitos, eles apontam o mais evidente caminho de menor esforço.
De fato, os traços mais negativos de um indivíduo são aqueles que por milhares de anos a pessoa deixou fermentado em sua alma, tentando, até agora, reunir os fragmentos de seu passado enraizado na esperança de que estes fragmentos possam formar uma fundação de seu futuro. O Nódulo Sul pode ser uma areia movediça: segura o suficiente para permitir uma olhada para trás, desde que não se caminhe naquela direção.  É quase certo que um passo no sentido do Nódulo Sul mergulhe o indivíduo na revivência de memórias tão densas, das quais ele pode levar anos – necessitando também da ajuda de pessoas, para conseguir sair fora outra vez.
Por sua insaciável curiosidade, muitas vezes, o indivíduo retorna ao seu passado e através de “flashes” volta cada vez mais e mais.
Então, para acertar-se com seu passado, ele busca mais do que mera compreensão intelectual: desejando senti-lo intuitivamente, relacionar-se com ele emocionalmente, ver, tocar e perceber a realidade de seu passado, até torná-lo uma realidade no seu presente!
Então, sem saber, ele se projeta em uma outra zona de tempo. Seu computador, na verdade, foi “reprogramado”, mas esta “reprogramação” é tão sutil que ele não a percebe até que as advertências daqueles que com ele convivem o chamam para a realidade de um comportamento de algum modo inadequado para a sua vida atual e real.
Resumindo: O Nódulo Sul existe para ser usado como banco de memórias de níveis já vividos, mas a menos que existam fortes conjunções planetárias a ele, o indivíduo deve mover-se adiante, sempre se apoiando em seu passado, mas nunca se detendo nele.

O NÓDULO NORTE OU A CABEÇA DO DRAGÃO
O Nódulo Norte é o símbolo do futuro/agora, pois ele representa uma nova experiência ainda não tentada. É um novo ciclo que se vislumbra. Provocando apreensões pelo desconhecido e pelo risco de novas experiências ainda não tentadas, esta posição nodal exerce uma curiosa atração magnética, puxando a alma para seu futuro crescimento.
Aqui, a Divina Providência está tentando algo novo, para o que o indivíduo recebe muita ajuda por seus esforços. Nos níveis mais profundos de seu ser ele sente um direcionamento que o incita a cumprir seus objetivos frente a quaisquer obstáculos. De fato, esta posição nodal é como uma cornucópia cheia de promessas e tesouros, oferecendo um benefício após outro à medida que cada obstáculos é transformado em ponto de apoio ao futuro crescimento.
O Nódulo Norte simboliza a área de expressão mais elevada a ser atingida na vida atual e, portanto, deve ser interpretado através das mais altas qualidades do signo e da casa onde estiver localizado na carta natal. As experiências novas parecem solitárias no início, posto que o indivíduo ainda está inseguro de seu próprio caminhar; mas breve ele começa a perceber que seus testes de coragem apresentam muito sentido, que ele deve enfrentar sozinho no núcleo de seu ser, onde cada nova aventura o revela como personagem único vivendo sua própria experiência singular. E a novidade extrema de tudo produz uma fascinação peculiar na pessoa. Cada vez que suas elevadas possibilidades se mostram visíveis, mais e mais ele tem que caminhar, atravessar mais testes e apresentar um crescente desejo de seguir em frente.
Mas, o indivíduo não atinge o Nódulo Norte enquanto não aprender a se desprender do seu passado, pois este passado representa os grilhões de sua prisão cármica.
O novo ciclo do Nódulo Norte é um problema ainda por resolver: é o descontentamento do Homem com os modos antigos e ineficientes de viver que utilizava em seu passado, somado ao grande desejo de descobrir e explorar os maiores potenciais do futuro.
A cada novo passo dado ele começa a se sentir melhor consigo mesmo; sua vida adquire novo significado à medida que ele experimenta novas possibilidades nunca antes consideradas. Isso implica em renunciar conscientemente os hábitos negativos e memórias já adquiridos no passado e que não servem mais aos objetivos da sua vida atual.
Precisa aprender a seguir caminhando até sentir que não há mais pegadas atrás de si.
Porque a mais apaixonante verdade sobre o Nódulo Norte é que, por mais que o homem consiga chegar até ele, sempre haverá mais por seguir, pois ele representa A ESPIRAL TRANSCENDENTE, sem começo e sem fim, RUMO A DEUS.

Fonte: Aulas de Astrologia Cármica do Prof. Ademar Eugênio de Mello e Nódulos Lunares de Martin Schulman.

Sandra/Sanastro – jul/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário